Brincadeira com isqueiro causa incêndio em aldeia indígena de Querência – veja fotos e vídeo
Uma mulher ficou ferida e recebeu atendimento na própria comunidade, segundo o Ibama.

Thalita Queiroz | RDNews
Os indígenas residentes da aldeia Tanguru, localizada no Território Indígena do Xingu, em Querência (754 km de Cuiabá), viveram momentos de tensão após um incêndio tomar parte do local e deixar uma mulher ferida nessa terça-feira (30). Conforme informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as chamas tiveram início durante brincadeira com um isqueiro de uma das crianças da aldeia – veja o vídeo abaixo:
Incêndio atinge aldeia no interior de MT pic.twitter.com/cNiqTp0pZk
— RDNews (@_rdnews) October 1, 2025
Segundo o Ibama, a vítima sofreu queimaduras nas costas e nos braços e, durante o atendimento, as equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) tentaram fazer o encaminhamento da mulher para uma unidade de saúde fora da aldeia, no entanto, a família não permitiu.
Por conta da recusa, um agente de saúde indígena foi o responsável por realizar os curativos e o tratamento da vítima dentro da própria comunidade.
O auxílio às pessoas durante o incêndio foi feito por parte dos brigadistas da Prevfogo e do Ibama. O Instituto relatou ainda que priorizou o atendimento dos indígenas, pois a estrutura das ocas impede o combate direto das chamas.