Política

Parceria com Sírio-Libanês busca prevenir infecções hospitalares em UTI de Barra do Garças

A iniciativa promove assistência especializada e capacitação às unidades de UTI, em 300 municípios pelo Brasil.

Da Secom | BG

O Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck recebeu, nesta quarta-feira (13), a visita de profissionais do projeto Saúde em Nossas Mãos, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Adotada em Barra do Garças em dezembro de 2024, a iniciativa busca reduzir as infecções relacionadas à rotina hospitalar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O encontro entre a equipe do hospital municipal e os profissionais do projeto tem o objetivo de avaliar o andamento dos trabalhos e os resultados obtidos desde o início da parceria. Nesse momento, são avaliadas as medidas tomadas para a prevenção de infecções, bem como sua efetividade.

Segundo a enfermeira Veridiana Assencio Silva, coordenadora da UTI, o projeto já mostra resultados positivos na rotina hospitalar da unidade.

“Já conseguimos ajustar alguns processos, com resultados positivos para a diminuição de infecção primária de corrente sanguínea, pneumonia associada à ventilação mecânica e diminuição também de infecção do trato urinário relacionada à sonda vesical”, comentou.

O Dr. Frederico Medeiros, diretor técnico da UTI, explicou que a redução de infecções resulta na diminuição de custos hospitalares, tornando mais eficiente a qualidade dos serviços prestados à população.

“Com esse projeto, nós conseguimos fazer todo um mapeamento dos nossos processos e um levantamento de como estão essas taxas de infecção. Através da assessoria do projeto, nós conseguimos implementar melhorias assistenciais na nossa equipe para que possamos reproduzir esses benefícios aos nossos pacientes.”

Os trabalhos do Saúde em Nossas Mãos no município serão desenvolvidos até dezembro de 2026, por meio de orientação, avaliações constantes, promoção de assistência especializada e capacitação dos gestores e profissionais da saúde. Nesse prazo, a meta é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde na UTI.

A parceria entre o Sírio-Libanês e o Governo Federal já completa 8 anos, com trabalho em mais de 300 municípios pelo Brasil. Em Mato Grosso, também são contempladas cidades como Sinop, Rondonópolis e Cuiabá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo