Cidades

Pacientes fazem bariátrica em primeira etapa de mutirão, em Barra do Garças

Oferecidas pela rede pública, as cirurgias estão sendo realizadas nesta sexta-feira (8), no hospital municipal.

Secom-BG

A primeira etapa do mutirão de cirurgias bariátricas, em Barra do Garças, começou nesta sexta-feira (8). Os procedimentos são realizados gratuitamente pela rede pública, por meio do Programa Fila Zero, e atendem pacientes que já estavam à espera da cirurgia.

As cirurgias são realizadas no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, no próprio município. Essa é a grande vantagem do mutirão de cirurgias: além de adiantar o atendimento, o paciente realiza o procedimento na própria cidade, sem a necessidade de encaminhamento para a capital.

Ao longo de várias etapas, o mutirão deve atender cerca de 100 pessoas que já possuem indicação cirúrgica em Barra do Garças. A próxima etapa no município está prevista para o dia 19 de agosto.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Barra do Garças, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Garças Araguaia e o Governo de Mato Grosso, que, por meio do Programa Fila Zero, busca garantir a redução da fila de espera por cirurgias eletivas na rede pública.

A primeira-dama Virgínia Mendes viabilizou R$ 18,8 milhões para a realização das cirurgias aos pacientes dos nove municípios que compõem o consórcio. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa Max Russi também foi articulador político para que os procedimentos fossem oferecidos o quanto antes a quem aguarda.

Em Barra do Garças, os esforços da Prefeitura junto ao Fila Zero já garantiram a realização de milhares de cirurgias eletivas no município, entre procedimentos de catarata, pterígio e, mais recente, de joelho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo