Max é empossado presidente da AL; Botelho encerra ciclo de 8 anos
Deputado estadual Max Russi vai comandar o Poder Legislativo pelos próximos 2 anos.
Patricia Sanches e Jacques Gosch | RDNews
O deputado estadual Max Russi (PSB) foi empossado, na manhã desta segunda (3), como novo presidente da Assembleia Legislativa. Solenidade contou com a presença de diversas autoridades como o governador Mauro Mendes (União Brasil), a primeira-dama Virginia Mendes, o senador Jayme Campos (União), o presidente do TCE Sérgio Ricardo e o novo procurador geral do MPE Rodrigo Fonseca.
Também acompanharam a cerimônia a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, (PL), o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), o presidente da AMM, Leo Borlolin, bem como a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso e oito desembargadores. O corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Luiz Leite Lindote, representou o presidente do Judiciário, José Zuquim.
Max assume a cadeira deixada por Eduardo Botelho (União), que esteve à frente do Poder Legislativo por oito anos. À imprensa, Botelho disse que sai de cabeça erguida e com sentimento de dever cumprido. Ele chorou ao fazer seu discurso de despedida e fez questão de homenagear os colegas de Parlamento.
Com um perfil municipalista, atuando em defesa da valorização, crescimento e desenvolvimento de cidades mato-grossenses, Max vai comandar o Parlamento pelo biênio (2025/2026). Essa é a segunda vez que ele preside a Assembleia.
Em fevereiro de 2021, Max Russi chegou a ser eleito presidente da ALMT, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a posse do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), a pedido do partido Rede Sustentabilidade, sob o argumento de que a recondução dele à presidência pela terceira vez era inconstitucional. Ele ficou no cargo por aproximadamente 1 ano, até a decisão ser revertida no próprio STF.
Nova Mesa Diretora
Para o próximo biênio, a composição da Mesa, que comandará um duodécimo de R$ 881 milhões em 2025, ficou da seguinte forma: Max Russi (PSB) – presidente, tendo como 1º vice-presidente, o deputado Júlio Campos (União Brasil); 2º vice-presidente, Gilberto Cattani (PL); e 3º vice-presidente, Wilson Santos (PSD).
A chave do cofre, ficará à cargo do deputado Dr. João (MDB), como 1º secretário, seguido pelo 2º secretário, Paulo Araújo (PP), 3º secretário, Diego Guimarães (Republicanos), 4º secretário, Elizeu Nascimento (PL), 5º secretário, Fábio Tardin (PSB), e 6º secretário, Juca do Guaraná (MDB).