Cidades

Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro em Goiás, MT e outros dois estados

A operação Spettro cumpre 14 mandados de busca e apreensão em quatro estados e mira um grupo criminoso envolvido em lavagem de dinheiro

Inglid Martins | Mais Goiás

Uma operação desarticula um esquema de lavagem de dinheiro em Goiás, Rondônia, Mato Grosso e Ceará. Deflagrada nesta sexta-feira (22/11), a ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão. Em Goiás, as buscas são realizadas em Goiânia e Aparecida. A operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/Goiás), com apoio da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e de cerca de 80 policiais federais.

As apurações começaram em abril deste ano, após denúncias de movimentações financeiras suspeitas por parte de um grupo com antecedentes criminais. As investigações apontam que os envolvidos teriam movimentado grandes quantias de dinheiro sem origem comprovada, utilizando uma complexa rede de transferências entre contas de pessoas físicas e jurídicas. Além disso, a análise dos dados bancários sugere o uso de intermediários, como familiares e ex-companheiros, para ocultar e dissimular os valores.

Entre as estratégias do grupo, estavam a criação de empresas de fachada – chamadas de “fantasmas” – para viabilizar o esquema. De acordo com a polícia, a operação foi batizada de “Spettro”, palavra italiana para “fantasma”, em alusão às empresas fictícias usadas pelo grupo criminoso para realizar as movimentações ilícitas.

As investigações seguem em andamento para aprofundar a identificação dos envolvidos e ampliar a coleta de provas contra o esquema criminoso.

A FICCO é uma iniciativa que reúne esforços de diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. Seu objetivo é combater grupos criminosos organizados no estado de Goiás, reforçando a segurança pública e a integridade do sistema financeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo