Um passo muito importante para o corpo médico do Hospital Municipal de Rio das Ostras foi dado no início de novembro. Agora a unidade conta com uma Comissão de Ética, que será fundamental para a qualidade do atendimento como um todo. A Comissão é composta por oito médicos, sendo quatro titulares e quatro suplentes, que tomaram posse no dia 4.
A posse também contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – Cremerj, que instituíram a Comissão de Ética do Hospital Municipal. Todos os médicos empossados fazem parte do corpo efetivo da Saúde em Rio das Ostras e são profissionais concursados. A eleição aconteceu no início deste ano por meio do voto direto da comunidade médica do hospital.
Segundo os médicos, a Comissão de Ética tem como objetivo garantir à sociedade um padrão de práticas, valores e deveres em defesa dos princípios da boa medicina e de seus profissionais, sendo a Comissão de suma importância para manter a qualidade no atendimento e no acompanhamento de questões de maior gravidade, com soluções mais rápidas e efetivas.
Essa é a primeira vez que Rio das Ostras consegue efetivar uma Comissão de Ética no Hospital Municipal, que existe há 14 anos. Os membros terão mandato de dois anos. A Comissão de Ética vai se reunir periodicamente para discutir assuntos pertinentes ao corpo clínico da unidade.
De acordo com a direção do Hospital, a Comissão de Ética é uma representatividade importante do Cremerj dentro da instituição e vai trazer um crescimento e outro olhar sobre o comportamento e as atitudes éticas dos seus profissionais.