Cidades

Adelcino entrega reformas de casas para moradores com problemas de mobilidade; vídeo

Solenidade contou com a presença de diversas autoridades políticas e emocionou contemplados.

Da redação | Semana7

Em pouco mais de um mês, o prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo (MDB), entregou as primeiras casas do projeto ‘Reconstruir: Minha Casa, Meu Lar, Meu Porto Seguro’, as quais passaram por obras de reforma e adequação de acessibilidade para garantir qualidade de vida e bem-estar à pessoas do município que possuem dificuldades de mobilidade. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (17).

A primeira entrega aconteceu na casa da moradora Ozanir Trindade Fagundes, de 62 anos. Ela reside no bairro João Rocha, há 13 anos.  A princípio, na casa de Ozanir, receberia  apenas adequeções no quarto e o banheiro. No entanto, conforme o prefeito Adelcino, no decorrer da obra, e para atender as necessidades da moradora, ele entendeu que outros cômodos necessitariam também de ajustes. Neste caso, sala, banheiro, quarto e área foram adaptados para facilitar a locomoção da moradora.

No bairro Raimundo Lopes dos Santos – Cohab Murilão, projeto Recontruir atendeu a residência de Daimon Gomes, de 35 anos que também necessita de apoio para locomoção. Nesta segunda reforma, os reeducandos do Sistema Prisional de Barra do Garças que atuam no projeto com a mão-de-obra, fizeram adequações estruturais na casa, como mudança de paredes para melhorar a funcionalidade da casa e atender a mobilidade de Daimon.

Durante o ato de entrega, ao agradecer pelo atendimento do projeto,  Daimon comoveu os presentes ao citar palavras de incentivo e fé. “O importante é ter Deus na cabeça e esperança, e não reclame da vida senão fica pior do que a situação está”, disse.

Além de Adelcino, a cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Luciano Costa, da secretária municipal de Assistência Social, Michele da Silva Alves, de vereadores, do diretor da Cadeia Pública de Barra do Garças, Maicon da Costa de Oliveira, do deputado federal Coronel Assis (UB), entre outras autoridades.

O empresário do Projeto edificando com as mãos, Cleber Rabelo juntamente o construtor João Rone dos Santos Silva, entregaram a Dona Ozenir um triciclo motorizado para sua locomoção. João Rone doou uma televisão à Daimom ao saber que o memso gostaria ter uma seu quarto.

O delegado Polícia Civil, Adriano Alencar um dos idealizadores do projeto, também se emociou e, disse ser possível que projeto seja ampliado no estado. “Se cada um der um pouquinho é possível realizar sonhos como o que estamos fazendo hoje”.

A obra das residências tiveram em média o custo de R$ 28 mil.

O projeto: Idealizado no final do ano passado, o projeto tem o apoio do deputado estadual Max Russi (PSB), que por sua vez articulou junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o valor de 234 mil reais para custear, inicialmente, a reforma de 10 casas na cidade, além da parceria com a Justiça Estadual e com o sistema carcerário de Barra do Garças que participa com a mão de obra de seus reeducandos.

‘Meu Lar, Meu Porto Seguro’ foi apresentado à primeira-dama, Virginia Mendes, que visitará Pontal do Araguaia no dia 19 de abril, (Dia dos Povos Indígenas), para participar da entrega de outras quatro casas e conhecerá de perto o projeto a iniciativa que pode, futuramente, se estender à outros municípios.

Veja vídeo:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo