Cidades

Prefeitura de Barra do Garças adere estratégia para combater a evasão escolar

O trabalho em conjunto com a Educação, Saúde e Assistência Social já conseguiu regularizar a matrícula de 67 crianças e adolescentes que estavam fora da sala de aula.

Da Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças aderiu à estratégia do programa da Busca Ativa Escolar, que tem o intuito de combater a evasão escolar no município. Para alcançar a meta estipulada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Barra do Garças precisa regularizar a matrícula de quase 100 crianças que estão fora da escola.

A estratégia é um trabalho coletivo realizado por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. A metodologia de intersetorialidade e o regime de colaboração, garantem a identificação, regularização de matrícula e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandonar o centro de ensino.

A coordenadora operacional da plataforma da Busca Ativa Escolar, Andréia Mendonça, explica que o Censo Escolar de 2019 identificou que 97 crianças estão fora da escola, e sem acesso ao direito à educação. “Procuramos saber o porquê da criança estar fora da escola e a melhor maneira de acolhê-la no centro de ensino. O número de alunos rematriculados cresce a cada dia, e já alcançamos 67 alunos, isso para nós é uma vitória. Seguimos trabalhando para alcançar a meta”, disse.

Após a volta do aluno para o centro de ensino, ele continua recebendo acompanhamento, a fim de garantir que ele seja frequente nas aulas e dê continuidade aos estudos. A plataforma da Busca Ativa Escolar elenca os principais motivos da evasão escolar, como desinteresse pela escola, desinteresse pelos estudos, mudança de domicílio, entre outros.

A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

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