Política

Mato-grossenses voltam às urnas hoje para eleger o presidente do país

No total, 2,4 milhões de pessoas estão aptas a voltar em MT; no 1° turno a abstenção chegou a 23%

Ivana Maranhão | RDNews

Em meio a um cenário polarizado, segundo às pesquisas eleitorais, os eleitores mato-grossenses voltam às urnas neste domingo (30) para eleger o próximo presidente do país. No total, 2,4 milhões de eleitores estão aptos a votar no Estado e escolher entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente do país, Jair Bolsonaro (PL) neste 2° turno.

Apesar do acirramento da eleição, o pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) acredita em eleições tranquilas.

O eleitorado deste ano é 6,1% maior que o de 2020, o que faz do estado o segundo maior colégio eleitoral da região Centro-Oeste. Ao todo, mais de 8 mil urnas foram contabilizadas pelo TRE para registrar os votos da população de Mato Grosso.

No primeiro turno, o número de pessoas que não compareceram a uma seção para votar no Estado chegou a 23,3% do total de eleitores cadastrados. Na ocasião, os eleitores locais escolheram seus representantes para Governo do Estado, Senado, bem como as câmaras estadual e federal.

Agora, no segundo turno, população digitará apenas o número do seu candidato à Presidência do Brasil.

Para dar uma forcinha, e evitar uma grande abstenção na segunda rodada eleitoral, o governo de Mato Grosso, cujo governador eleito, Mauro Mendes (União Brasil), apoia a reeleição de Bolsonaro, decidiu não transferir o feriado do Dia do Servidor (28 de outubro) para segunda (31) visando não criar um feriadão na semana pós-eleição, evitando, assim, que muitos eleitores saíssem do Estado.

Com isso, espera-se uma presença mais maciça nas urnas. Em coletiva, nesta semana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, disse que Mato Grosso está preparado e promete reduzir as longas filas registradas no primeiro turno.

“Nós tínhamos uma estrutura planejada e infelizmente ela não foi executada 100%. Então, agora, ao final do primeiro turno, já nos reunimos e acertamos. Nós temos certeza que a população votará muito mais tranquila nesse segundo turno”, disse ele.

Urnas eletrônicas

Aproximadamente 8,4 mil urnas eletrônicas foram distribuídas nos 141 municípios mato-grossenses também no segundo turno. O estado conta com 9 mil urnas, no entanto, após sucessivos testes, 93% delas estão aptas para a votação.

Segurança

Conforme o TRE, 6,8 mil agentes das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército, estarão nas ruas para garantir a tranquilidade e a possibilidade dos eleitores cumprirem com seu dever democrático. Além do material humano, serão empregadas viaturas, aeronaves, embarcações, entre outros meios de locomoção, e de drones.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que a medida visa assegurar que o processo eleitoral ordeiro como no dia 02 de outubro. Ressaltou, ainda, que a Justiça Eleitoral se manterá alerta às infrações.

Assim como no primeiro turno, as pessoas suspeitas de crimes eleitorais serão encaminhadas à Polícia Federal. Nos municípios em que não há sede da PF, elas serão levadas às delegacias de Polícia Civil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo