Outras

Ricardo Galvão e superintendente do Incra se reúnem com assentados para regularização fundiária na zona rural

A meta é regularizar a situação daqueles que ainda aguardam pela titulação da terra.

O prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão, se reuniu com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-GO), para acelerar a regularização fundiária de propriedades localizadas na zona rural do município. Na sexta-feira (21), o prefeito recebeu em seu gabinete, o superintendente substituto, Elvis Richard e o engenheiro agrônomo Henrique Lauar.

No sábado, o prefeito e representantes do Incra se reuniram com cerca de 100 assentados do Assentamento Pequena Vanessa para apresentar o plano de regularização. A meta é regularizar a situação daqueles que ainda aguardam pela titulação da terra.

Desde maio deste ano, a Prefeitura de Aragarças vem realizando a coleta de documentação para atualização dos cadastros dos assentados do município. Para acelerar os trâmites, o prefeito Ricardo Galvão determinou a criação no departamento de Contribuição da secretaria de Administração, o Núcleo de Regularização Fundiária, sob a coordenação de Wires Marcos e a supervisão do técnico em regularização fundiária, Luiz Antônio de Barros.

Em outubro se intensificaram os trabalhos com a presença “in-loco” da equipe por mais de 15 dias ininterruptos. Os profissionais da áreas colheram informações, fizeram analises, alimentaram a plataforma do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com 117 cadastros do Assentamento Pequena Vanessa, na GO-194. Dos 117, mais de 31%, em um total de 37 lotes estão aptos para a titulação.

Na reunião no Assentamento Pequena Vanessa, o prefeito Ricardo Galvão, o superintendente substituto do INCRA-GO, Elvis Richard, o engenheiro agrônomo Henrique Lauar, o secretário de Agricultura, Professor Wilson, coordenador de Arrecadação, Evaldo Alves, Luiz Barros e Wires Marcos, da equipe do Núcleo de Regularização, incentivaram os assentados a regularizarem a sua situação fundiária, além de destacar a infraestrutura produtiva, áreas coletivas e reservas legais.

“O presidente Bolsonaro tem entregado títulos em todo Brasil e aqui em Aragarças não é diferente. Sabemos que temos um grande desafio, porém, com essa equipe que está a frente, sabemos que podemos confiar, que vamos entregar os títulos definitivos de propriedade a cada assentado”, disse o prefeito.

Segundo o coordenador do Núcleo de Regularização, Wires Marcos a próxima etapa será a visita do conciliador agrário do Incra, Tiago Melo à Aragarças. “Nas próximas semanas, estaremos recebendo o conciliador para que possamos resolver as pendencias das outra famílias do Pequena Vanessa e fazermos os encaminhamentos de mais processos de regularização”.

Da redação c/ Ascom Aragarças

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo