Política

Bolsonaro venceu em 117 cidades de Mato Grosso no 1º turno; Lula em 24

Presidente confirmou o favoritismo das pesquisas eleitorais de Mato Grosso

Alex Oliveira | RDNews 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve uma vitória esmagadora em Mato Grosso. Dos 141 municípios do estado, Bolsonaro levou vantagem em 117, o que corresponde a 83% dos municípios mato-grossenses. Lula, por sua vez, venceu em 24 cidades. No total, estavam aptos a votarem 2 milhões e 400 mil eleitores mato-grossenses. Os candidatos seguem em campanha para o segundo turno, que ocorrerá no dia 30 de outubro.

Na capital Cuiabá, Bolsonaro fez 55% dos votos -192 mil, contra 127 mil votos de Lula, o que totalizou 36% dos votos válidos. Durante todo o domingo (02) de eleições, foi possível  observar, nos locais de votação, uma enorme quantidade de eleitores com camisetas amarelas e verde do Brasil, símbolo usado pelos simpatizantes bolsonaristas.

Em Várzea Grande, Bolsonaro prevaleceu na liderança. Ele venceu na cidade industrial com 51% dos votos válidos, o que equivale a 75 mil votos. Lula levou 40% dos votos válidos, cerca de 57 mil votos.

Cáceres, deu vitória ao ex-presidente Lula com uma mínima vantagem. Lula ganhou na cidade com 5 votos a mais que Bolsonaro. 21.730 (46,78%) a Lula e 21.725 (46,77%) a Bolsonaro.

Outra cidade petista foi Santo Antônio do Leverger. Lula venceu Bolsonaro no município com 52% dos votos. Acorizal, Chapada dos Guimarães, Poconé, Poxoréu e Rosário Oeste também deram vitória ao ex-presidente que busca um novo mandato.

Já em Barra do Garças, Rondonópolis e cidades do Nortão, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum sacramentam o título de estado bolsonarista para Mato Grosso. Só em Sinop, Bolsonaro obteve 72% dos votos válidos, o que vale a 58 mil votos. Os quatro municípios são expoentes do agronegócio, setor que é declaradamente bolsonarista.

Veja a relação completa das cidades de Mato Grosso e seus respectivos votos no link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo