Política

Mais de 2,4 milhões de eleitores de MT vão às urnas neste domingo

Vitória Lopes | RDNews 

Neste domingo, dia 2 de outubro de 2022, pouco mais de 2,4 milhões de eleitores estão aptos para irem às urnas para decidirem quem serão os próximos deputados estaduais, federais, senador e governador de Mato Grosso, além do futuro presidente da República. O eleitorado deste ano é 6,1% maior que o de 2020, o que faz do estado o segundo maior colégio eleitoral da região Centro-Oeste. Ao todo, mais de 8 mil urnas foram contabilizadas para registrar os votos dos mato-grossenses.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), chama a atenção o aumento do quantitativo de jovens ainda não obrigados a votar – aqueles que não completaram 18 anos – nessa eleição. Em 2020, jovens de 16 anos e 17 anos representavam 0,7% do eleitorado, num total de 15.843 eleitores. Agora, a participação dessa faixa etária praticamente dobrou, chegando a 31.358 eleitores.

Esse aumento da participação dos jovens no mais importante pleito do país ocorre após intensa campanha nas redes sociais, para que eles tirassem o título de eleitor. No geral, o crescimento pela busca de regularização do título junto a Justiça Eleitoral também é atribuída à polarização do pleito presidencial.

Outro dado que chama atenção quando os eleitores são analisados pela faixa etária é a variação que ocorreu entre as pessoas com mais de 100 anos de idade. Em 2020, somavam 709 eleitores e neste pleito são 1.576 aptos ao voto.

Considerando todos os eleitores com mais de 70 anos, ou seja, os que não possuem a obrigatoriedade do voto, Mato Grosso possui atualmente 174.014 eleitores, uma elevação de 11,8% em comparação ao pleito de 2020.

Ainda de acordo com o TRE, 51% do total de eleitores é composto por mulheres, e 49% por homens.

O TRE ainda regularizou a situação de 81.351 pessoas em Mato Grosso que estavam com o título cancelado devido à ausência a revisão do eleitorado com coleta biométrica.

Estes eleitores poderão votar neste domingo, mesmo que não tenham cadastrado a biometria.

Urnas eletrônicas

Aproximadamente 8.400 urnas eletrônicas serão distribuídas nos 141 municípios mato-grossenses nesta eleição. O estado conta com 9 mil urnas, no entanto, após sucessivos testes, 93% delas estão aptas para a votação. No dia 20 de setembro, o TRE iniciou o procedimento de carga e lacre das urnas.

Segurança nas ruas

O desembargador e presidente do TRE, Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que o próximo fim de semana terá mais policiamento do que a Copa do Mundo de 2014. Mais de 12 mil profissionais das forças de segurança federais, estaduais e municipais serão empregados neste domingo.

Ao todo serão 6,8 mil agentes de segurança em serviço neste domingo , sendo 3.961 policiais militares; 1.268 policiais civis; 351 soldados do exército, 451 bombeiros; 220 policiais federais; e 274 agentes da Polícia Rodoviária Federal, além da guarda municipal de Várzea Grande.

Desde sexta (30) os policiais já começaram a fazer rondas nas ruas. Um dos focos é evitar o “voo da madrugada”, prática que consiste no derramamento de santinhos de candidatos pelas ruas das cidades.

Além das rondas, foram realizadas barreiras policiais, para coibir a atividade e punir os autores.

Fora o emprego das guarnições, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) aprovou o plano operacional para utilização de drones.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo