TRE-MT defere candidatura de Gaspar Lazari a deputado estadual
Pedido de impugnação feito pelo PSB foi negado em sessão na manhã desta segunda-feira (12)

João Pedro Donadel | Semana7
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deferiu o registro da candidatura a deputado estadual de Gaspar Lazari (PSD), negando o pedido de impugnação do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Com isso, o candidato, que é ex-prefeito de Confresa, está confirmado nas eleições de 2022. O relator foi o juiz federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza.
As principais alegações se davam conta pela falta de algumas certidões eleitorais e também pela reprovação das contas de Lazari, enquanto gestor de Confresa.
Na sessão, foi explicado que todas as certidões foram apresentadas e quanto às contas reprovadas, não foi comprovado o dolo, o que não causa inelegibilidade.
A tentativa de impugnação pelo PSB foi criticada pelo próprio presidente do partido em Mato Grosso, Max Russi, que falou que não é assim que a sigla age. Contudo, uma vez que a ação foi pedida, mesmo com a retirada pedida por Russi, o Ministério Público Eleitoral atendeu a ação.
Mesmo com a dúvida que pairava sobre sua candidatura, Gaspar não pausou sua campanha. Além de uma base forte em sua cidade, Confresa, onde espera ter 10 dos cerca de 22 mil votos daquele colégio eleitoral, o candidato fortalece laços com lideranças da baixada cuiabana, sobretudo em parceria com o candidato a federal, Gilmar Fabris (PSD).