
Da redação | Rede da Notícia
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (Derci), emitiu um alerta para que a população fique atenta ao “golpe do intermediário”. Esse crime ocorre principalmente pela Internet.
Em um vídeo divulgado pela instituição, o delegado da especializada Ruy Peral, detalha o esquema criminoso que tem causado prejuízos financeiros à diversas pessoas.
Para enganar as vítimas, golpistas utilizam anúncios de vendas publicados em plataformas digitais e atuam como intermediadores na negociação, enganando vendedor e comprador.
De acordo com a polícia, o estelionatário se coloca entre as partes e induz as vítimas a erros, por meio de uma regra de silêncio, para que elas não conversem entre si, e assim, acabem caindo na fraude.
O delegado ressaltou que uma das maneiras da pessoa se prevenir, é tratar diretamente com o vendedor, evitando a figura do intermediário, e se caso houver essa pessoa na negociação, a dica é reforçar a atenção.
Outra orientação é a realização do pagamento diretamente na conta do verdadeiro proprietário do veículo ou outro produto negociado, observando principalmente o preço cobrado.
Segundo a polícia, caso o valor comercializado esteja muito a baixo do valor de mercado, é um indício que pode estar havendo uma tentativa de fraude.
Para o vendedor, a orientação é para que a assinatura de transferência do veículo ou de quitação de outro produto negociado só seja feita mediante a comprovação efetiva do pagamento na conta bancária.
A orientação está sendo repercutida em Barra do Garças pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).
“A informação é uma grande aliada contra os criminosos. Na dúvida pedimos para que o cidadão procure a Polícia Civil e denuncie”, destacou o delegado Joaquim Leitão Júnior.