Torixoréu realiza mais 50 cirurgias de catarata durante segunda etapa de mutirão
Os investimentos na ação ultrapassam o valor de R$ 100 mil reais.

Thaynara Fernandes | Semana
A Prefeitura de Torixoréu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a segunda etapa do Programa de Cirurgias Gerais e Ginecológicas, no Hospital Municipal São João Bosco. Iniciada em junho, a ação já atendeu todos os pacientes da fila que aguardavam a cirurgia de cataratas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Magno Sousa Martins Vieira, o programa visa oferecer saúde de qualidade, atendimento humanizado e zerar a fila de espera dos pacientes torixorinos.
Os investimentos na ação ultrapassam o valor de R$ 100 mil reais, custeados com recursos próprios. “É fruto da economia da gestão e o dinheiro da saúde sendo aplicado com responsabilidade”, explicou o secretário.
Com a realização de 200 consultas oftalmológicas e de 50 cirurgias de cataratas neste mês, o município zerou a fila de pacientes que aguardavam o procedimento, conforme o secretário de Saúde. Até o momento, foram efetuadas cerca de 120 cirurgias oftalmológicas.
No mês de junho o programa realizou outras 16 cirurgias, sendo elas de hérnia, de vesícula e de histerectomia (retirada do útero). O médico cirurgião responsável pelos procedimentos é Wilson Vilela Medeiros Filho, de Barra do Garças.
A estimativa é que as pessoas que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos sejam atendidas dentro de até três meses, com cirurgias realizadas a cada 15 dias.
Os moradores interessados em participar do programa precisam ter encaminhamento médico e devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Saúde, tendo em mãos os documentos pessoais e a solicitação do profissional de saúde.
*Supervisão de texto de Andrezza Dias.