Univar e Prefeitura assinam acordo de cooperação técnica para a implantação do curso de Medicina em Barra do Garças
A assinatura aconteceu em ato público realizado pela instituição e município no anfiteatro Fernando Peres de Farias.

Da redação | Rede da Notícia – Fotos: Secom-BG
O Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), assinou nessa sexta-feira (29), acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Barra do Garças para a implantação do curso de Medicina. A assinatura aconteceu em ato público realizado pela instituição e município no anfiteatro Fernando Peres de Farias.
O acordo foi firmado após o Univar conseguir na Justiça uma decisão que determina ao Ministério da Educação, a abertura de protocolo de autorização do curso de Medicina em Barra do Garças. A partir dessa medida judicial, o processo já está em tramitação no ministério.
De acordo com o reitor do Univar, professor Marcelo Soler, o envolvimento da Prefeitura foi de extrema importância para a tomada da decisão judicial. “O Univar sozinho não vai trazer esse curso para Barra do Garças. Esse convênio com a Prefeitura vai permitir que uma comissão do Ministério da Educação venha à cidade no mês de agosto para uma avaliação e emissão da portaria autorizando a implantação do curso”, disse.
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves reforçou a parceria com o Univar. Segundo ele, o sonho de implantar o curso de Medicina passa a partir desse momento, ser também uma meta da Prefeitura e Câmara de Vereadores. “Tenho certeza que esse curso vai trazer melhorias não só para o município, mas também para a região do Vale do Araguaia”, enfatizou.
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, garantiu no ato de assinatura do acordo, a liberação de uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão por meio do Governo do Estado para auxiliar a Prefeitura na execução de serviços de melhorias na estrutura da saúde do município. “Essa é a melhor notícia que Barra do Garças recebe. Toda obra ou investimento é importante, mas nada se compara a um curso de Medicina”, destacou.
O acordo de cooperação prevê a execução de várias obras estruturais no Hospital Municipal Milton Morbeck como melhorias na entrada, protocolos de biossegurança com a Vigilância Sanitária, gestão de pessoas e ações de padronização e modernização, e humanização do atendimento de pacientes, entre outros.