Xavante é agredido por 6 pessoas e depois deixado nu em Confresa
Indígena foi espancado com diversos chutes e socorros e está hospitalizado.
Allan Pereira | RDNews
Indígena, da etnia xavante, foi espancado por pelo menos seis pessoas e deixado sem roupas, na noite desta sexta (24), em Confresa (MT).
Moradores flagraram a agressão e, pelos vídeos, é possível ver que várias pessoas desferindo chutes e socos no indígena. Pode haver menores de idade entre os agressores. Nenhum boletim de ocorrência chegou a ser registrado ou Polícia Militar ser acionada.
O indígena, que não teve a identidade divulgada, foi internado no Hospital Municipal de Confresa por conta das lesões causadas pelo espancamento. Informações preliminares é que o xavante pode ter sido confundido com um suspeito de crimes sexuais, mas o fato não foi confirmado pela comunidade indígena.
A assessora da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Elaine Xunakalo, afirma que isso é um episódio cotidiano de racismo e discriminação com os indígenas mato-grossenses.
“Essas são realidades que sempre faz em Mato Grosso. Se fosse um indígena para fazer isso com uma pessoa [agredir], com certeza estaríamos sendo taxados de selvagem para coisas piores. A gente repudia toda e qualquer forma de agressão. É necessário que respeite que haja respeito”, pontua.