Max diz que MT tem equilíbrio financeiro e investirá 15% em obras
Presidente da Assembleia comentou peça orçamentária enviada pelo Governo do Estado
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), afirmou que a tendência é de que o Governo reserve mais de 15% do seu orçamento para investimentos em 2022.
Conforme projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que passou a ser discutido nesta semana na Casa, a previsão do Executivo até o momento é de orçamento de R$ 24,3 bilhões para o próximo ano. Desta forma, o montante para investimentos deve girar em torno de R$ 3,6 bilhões
“O Estado atingiu uma capacidade de investimento não vista nos últimos anos. A tendência de investimento é de mais de 15% em obras e ações de infraestrutura”, afirmou.
“São estradas, hospitais, casas, escolas construídas… São várias obras importantes em diversas regiões, que ajudam a melhorar o desenvolvimento do Estado”, acrescentou.
A primeira audiência sobre a LDO ocorreu na segunda-feira (9) no Legislativo. Russi afirmou que o Executivo passa por um “bom momento” e sinalizou isso na peça orçamentária.
“É um momento melhor em questão financeira para Mato Grosso. Governo sinalizou a abertura de concurso para as forças de Segurança, e algo que já está previsto na LDO – e que é uma cobrança forte dos servidores – é a RGA do próximo ano”, disse.
LDO e LOA
A LDO tem como objetivo apontar as prioridades do Governo e fixar metas do próximo ano. Elas servem de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento propriamente dito, apresentando a quantidade exata de recurso que vai para cada área.
Segundo Russi, a votação da peça orçamentária propriamente dita deve ocorrer apenas no final do ano.
“Acredito que a votação do orçamento deva ficar para novembro ou dezembro, nas últimas sessões”, resumiu.