382 pessoas morreram de covid-19 após receberem segunda dose
Dados do Ministério da Saúde, divulgados pela CNN Brasil em maio deste ano, mostram que ocorre uma morte a cada 25 mil pessoas que tomaram as duas doses da vacina.
Vitória Lopes | Gazeta Digital
Ao menos 382 pessoas que completaram o esquema vacinal – quem tomou as duas doses -contra a covid-19, morreram em decorrência da doença no território mato-grossense, conforme dados do IndicaSus. Entretanto, 96% dos óbitos por covid-19 em Mato Grosso ocorreram em pessoas não imunizadas.
A princípio, o deputado estadual Xuxu Dal Mollin (PSC) afirmou, durante discurso em plenário na Assembleia Legislativa, que 748 pessoas morreram de covid-19, mesmo após serem vacinadas com as duas doses.
Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) corrigiu esse número para 382 óbitos. Ainda de acordo com a pasta, o número de óbitos de pessoas com esquema vacinal completo é muito baixo, visto que o sistema IndicaSus aponta que representam apenas 4,2% dos casos.
Dados do Ministério da Saúde, divulgados pela CNN Brasil em maio deste ano, mostram que ocorre uma morte a cada 25 mil pessoas que tomaram as duas doses da vacina, o que representa 0,004%.
Ainda que existam óbitos entre pessoas vacinadas, isso não significa que os imunizantes não são eficazes – nenhuma vacina disponível no mercado garante 100% de proteção a 100% das pessoas que a tomarem.
Quadros clínicos pré-existentes, como diabetes e problemas pulmonares, podem agravar uma infecção de covid-19, mesmo com a imunização.
Portanto, é importante mesmo após de vacinar com as duas doses, manter outras medidas de proteção contra a doença.