Governo do Estado inaugura ponte sobre o Rio das Mortes na MT-326
Com 483 metros de extensão, é a maior do estado de Mato Grosso.
Da redação | Semana7
A ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326, foi inaugurada na manhã deste sábado (3), com 483 metros de extensão, sendo a maior do estado de Mato Grosso. O secretário Estadual de Infraestrutura Marcelo Padeiro e o secretário-chefe da Casa Civil Rogério Gallo estiveram presentes prestigiando o evento.
Além disso, os prefeitos de Cocalinho Márcio Conceição – Baco (PSB), de Água Boa, Mariano Kolankiewicz (MDB), Nova Nazaré, João Filho (PSDB), assim como vereadores de toda região.
Representantes estaduais e articuladores diretos da ação não estiveram presentes, em virtude de vedações legais, uma vez que , disputam o pleito de 2022. No entanto, em suas redes sociais, o governador Mauro Mendes (UB) afirmou, “não pude estar presente, mas to aqui muito feliz de fazer parte dessa grande conquista”.
De acordo com o chefe do Executivo Estadual, a obra é esperada há mais de 30 anos. “Chega de fila e sofrimento! A ponte sobre o Rio das Mortes já é realidade!”, finalizou.
Iniciada em dezembro de 2020, a construção da ponte foi considerada fundamental para o desenvolvimento da região do Médio-Araguaia, bem como assegurar a dignidade aos milhares de caminhoneiros dependerão de balsas para realizar a travessia. Com a obra, o município de Cocalinho passa a ter uma ligação por asfalto com o restante do Estado.
Cerca de R$ 52 milhões foram investidos pelo Governo de Mato Grosso na construção da ponte que marcará o início de uma nova fase para a região de Cocalinho e Nova Nazaré.
Projeto de Lei
O substitutivo integral do Projeto de Lei n° 483/2022, que denomina oficialmente a obra com o nome “Ponte da Integração ‘José Monteiro Guimarães’, foi aprovado em segunda votação, na sessão plenária da última quarta-feira (31), e segue agora para sanção do governador.
Como justificativa da proposta, o nome da personalidade homenageada foi escolhido de forma democrática, com a realização de uma enquete oficial e transparente, na qual a alternativa “José Monteiro Guimarães” sagrou-se vencedora com 40,54% dos votos (3726 votos).
José Monteiro Guimarães
José Monteiro Guimarães nasceu em 27 de janeiro de 1926. Chegou a Mato Grosso no ano de 1972 com o surgimento da Fazenda Rio Bravo, hoje pertencente ao município de Cocalinho. Antes da mudança com a família, ele já havia mandado construir uma embarcação para compra de alimentos, combustível e medicamentos para os municípios ao redor. O barco era denominado ‘Samurai’ e trafegava aproximadamente 200 km pelo Rio das Mortes. Doou cerca de 5 hectares para construção de casas, escola e igreja dando início à Vila da Balsa. Construiu a Escola Municipal, atendendo cerca de 40 alunos. Até o dia de seu falecimento o homenagado com sua esposa e filhos participaram da construção, auxiliados por homens e mulheres de igual coragem. (Com informações da Eldorado FM).